- Área: 125 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Dessine Iluminação, Hill House e Líder, Kaizen Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício onde fica o apartamento é projeto da arquiteta Mayumi Watanabe. Mayumi nasceu no Japão em 1934 e formou-se no Brasil, onde trabalhou com nomes como Vilanova Artigas, Joaquim Guedes e Lina Bo Bardi. O bloco residencial "i", como ele é conhecido, é um projeto construído em 1966 e fica na superquadra 107 norte. A característica mais interessante do edifício é que sua estrutura está distribuída somente em suas paredes perimetrais em concreto aparente e seu núcleo central, permitindo grande liberdade na disposição das paredes internas. Um painel original de azulejos do artista Athos Bulcão ainda reveste as paredes dos elevadores. O projeto buscou recuperar algumas características originais apartamento, ressaltando a liberdade de organização interna que o ediífio permite.
As paredes perimetrais em concreto, antes cobertas por diversas camadas de tinta e reboco provenientes de reformas anteriores, foram lixadas diversas vezes até que revelassem novamente sua superfície. Nos interessava deixar aparente os vestígios do processo de "redescoberta" do concreto aparente e as imperfeições de sua execução original. Na sala e quartos utilizamos um piso em madeira natural certificada, uma material muito utilizado à época da construção original. Porém a utilizamos com um formato diferente daquele encontrado originalmente. O maior formato individual das peças é uma característica dos pisos de madeira atuais, nos interessava que isso ficasse claro na intervenção.
Toda a madeira maciça do piso, mobiliário, pedras e o concreto aparente foram utilizados em seu aspecto natural. O restante dos materiais (MDF, ladrilho hidráulico, serralheria e pintura) foram utilizados com cores e acabamentos lisos que evidenciam sua “artificialidade” em contraposição ao restante dos materiais.
Integramos a sala, cozinha e área de serviço em um só espaço sem portas. A diferença entre eles se dá através da diferença de pintura, piso ou cores do mobiliário. A grande estante que atravessa sala e a cozinha funciona um organizador geral que separa as áreas sociais e íntimas. Ela funciona ora como estante aberta para sala de um lado e armário de brinquedos para o outro, ora como armário de cozinha de um lado e armário do quarto do casal do outro. O lavabo fica escondido atrás de uma porta-painel ao lado da cozinha. Um grande sofá modular possibilita a utilização da sala em diversas possibilidades de organização em pequenos ambientes ou em um só espaço.